Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                                  

         Entrevista  com  Wilhelm Schurmann

  Fonte: www.katanka.com.br

         

Antes de viajar para a Itália para representar o Brasil no Campeonato Europeu de Formula Windsurfing, o velejador Wilhelm Schurmann (foto) nos deu esta entrevista:

Qual o seu objetivo e expectativa no Europeu de FW?


WS: Sem dúvida será um dos maiores campeonatos de Formula, como o Lago de Garda é bem localizado, possibilita a vários competidores de toda a Europa irem de carro. Acho que vai ser mais difícil que o Mundial. Espero figurar entre os top 30, se for top 20, melhor, se for top 10, melhor ainda... vamos ver o que vai dar.

 Comparando com os velejadores europeus, você é mais leve. Como você acha que isso pode influenciar seus resultados?


WS: Entre os top 50 só tem uns 3 velejadores abaixo de 80 Kg, o cara mais pesado já tem uma vantagem a partir do momento que está planando, então, o negócio vai ser largar bem, pois no Lago de Garda ganha a regata aquele que largou bem, já que não tem espaço para se recuperar, logo que você larga já tem um paredão e você tem que cambar.

 Você é a favor de se mudar a classe Olímpica? Como você acha que deve ser o formato dessa nova categoria?


WS: Sim, a Mistral é uma prancha muito antiga. É monótono assistir a uma regata de Mistral. Acho que a prancha ideal vai ser a que escolherem, pois estão fazendo vários testes e, com certeza, vão escolher a melhor.

 Este ano teremos um Brasileiro num local paradisíaco, Fernando de Noronha. Como você acha que isso pode repercutir para o crescimento do nosso esporte?


WS: Muito, Marcelo e Homero Lacerda estão de parabéns. Vai ser uma imagem muito positiva e que o Windusrf está precisando.

 Você nunca perdeu um Campeonato Brasileiro de FW. Como você está se preparando para defender seu "cinturão" mais uma vez em 2004?


WS: Como sempre, com muita alegria e me divertindo na água com meus amigos.

Wilhelm Schurmann e Gabriel Starosta já embarcaram para a Itália e levam na bagagem toda a torcida dos brasileiros para conseguirem boas colocações no Europeu.

As temperaturas são bem frias, no ano retrasado eu velejei na água mais fria que ja tinha colocado o pé (lá no lago), depois de 40minutos na água vc praticamente não sente mais nada. Esse campeonato será um dois maiores da história, pois já estão comfirmados mais de 100 inscritos. Gabriel está levando 12, 11 e 9.8, eu estou com 9.8, 10.7 e 11.6. a previsão e de ventos fracos. Wilhelm Schurmann