<-- Home

                                            Betaterapia

 

Dr. Wellington Moura 

Título de especialista em Radioterapia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia

Fone :  (85) 9111.9082   -  (85) 3521.1515  \  Dr. Wellington Moura

e-mail : wwwmoura@secrel.com.br

 



Betaterapia é um tratamento que utiliza energia emitida por uma placa de estrôncio 90, para prevenir a formação de quelóide e cicatriz hipertrófica.

Utilizada com essa finalidade há cerca de 40 anos, a Betaterapia é um procedimento reconhecido cientificamente pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de Dermatologia.

A energia emitida da placa de estrôncio vai agir na camada da pele onde se encontram as células ( fibroblastos ) responsáveis pela produção em excesso de colágeno. Essa energia anula a proliferação anormal dos fibroblastos.

 A Betaterapia é um tratamento preventivo, portanto, não serve para aplicar sobre o quelóide e cicatriz hipertrófica já formados. A melhor conduta é a retirada cirúrgica da cicatriz e o início imediato da Betaterapia.

A Betaterapia deve ser iniciada até 48 horas após a cirurgia, período em que os fibroblastos começam a se proliferar.

A aplicação de Betaterapia é feita através de uma placa metálica de 01 cm de diâmetro que é colocada em contato com a cicatriz. A placa fica encostada na pele durante 35 segundos ( depende do rendimento da placa ), para tratar cada 01 cm de cicatriz. O tempo diário do tratamento varia com o tamanho da cicatriz.

O tratamento consta de 10 sessões diárias, e é simples e indolor, e o paciente pode exercer suas atividades normalmente, devendo apenas evitar a luz solar na área que está sendo tratada.

Não existe efeitos colaterais. Somente a área tratada apresenta-se com uma pigmentação acastanhada ao término do tratamento, e que desaparece após alguns dias.

A Betaterapia pode ser aplicada em qualquer região do corpo. O procedimento é totalmente seguro. A radiação emitida pela placa de estrôncio penetra apenas alguns milímetros da pele.

Com base em trabalhos científicos, pode-se afirmar que a Betaterapia previne em cêrca de 70% dos casos, a formação do quelóide e cicatriz hipertrófica.

 

Dr. Wellington Moura 

Título de especialista em Radioterapia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia

Fone :  (85) 9111.9082   -  (85) 3228.2555  \  Dr. Wellington Moura

e-mail : wwwmoura@secrel.com.br